Quanto ao distanciamento da câmara em relação ao objeto fotografado, levando-se em conta a organização dos elementos internos do enquadramento, verifica-se que a distinção entre os planos não é somente uma diferença formal, cada um possui uma capacidade narrativa, um conteúdo dramático próprio.
É justamente isso que permite que eles formem uma unidade de linguagem, a significação decorre do uso adequado dos elementos descritivos e/ou dramáticos contidos como possibilidades em cada plano.
Veremos cada plano, usando a nomenclatura cinematográfica para, didaticamente, facilitar as definições dos enquadramentos ajudando seu estudo.
Os planos se dividem em três grupos principais:
- os plano gerais
- os planos médios
- os primeiros planos
Considerando um homem como exemplo, podemos dividir o seu espaço em três
grandes áreas demonstrativas
1. A que nos mostra o ambiente que o envolve
2. A que nos permite observar a acção que executa
3. A que nos possibilita analisar a sua expressão
Desta forma surgem três grupos de planos: Ambiente, Acção e Expressão
Os planos de ambiente podem ser:
_ PMG – Plano Muito Geral
_ PG – Plano Geral
Os planos de acção podem ser:
_PGM – Plano Geral Médio
_PA – Plano Americano
_ PM – Plano Médio
Os planos de expressão podem ser:
_ PP – Plano Próximo
_ GP – Grande Plano
_ MGP – Muito Grande Plano
_ PD – Plano de Detalhe